Na última semana, o projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre ABRA e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), celebrou mais uma conquista ao lado do setor de reciclagem animal brasileiro e indústrias associadas CAMEX-ABRA. Após seis meses de tratativas e articulações, as autoridades da Indonésia publicaram novo regulamento que possibilita, oficialmente, que auditorias totalmente virtuais habilitem países como o Brasil a exportar para o país.
O anúncio, feito pelo Ministério da Agricultura indonésio, representa mais um importante passo na abertura do mercado, que vem sendo articulado desde fevereiro deste ano. Na última semana de junho, três estabelecimentos participantes do Projeto Brazilian Renderers sediaram vídeo-auditorias em suas plantas, uma fase crucial do processo, definitiva para a oficialização do formato para as próximas habilitações.
Este trabalho, que mostrou às autoridades da Indonésia toda a qualidade, tecnologia e controle de processo que o setor de reciclagem animal brasileiro possui, agora abre portas para que mais empresas possam exportar seus produtos.
Auditorias virtuais ocorreram em três indústrias de reciclagem animal associadas
Sobre as vídeo-missões
A novidade chegou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de comunicação do adido Agrícola em Jacarta, Gustavo Bracale. Segundo ele, fica definida a possibilidade de realização de auditorias virtuais para aprovação de países e habilitação de unidades produtivas, desde que o processo de análise documental (desk review) já tenha sido concluído anteriormente à publicação do regulamento.
Ainda, a publicação determina que a auditoria virtual deverá ser conduzida com base na “análise de risco” e acompanhada pela autoridade sanitária do país de origem, conjuntamente a representante do governo indonésio lotado no país.
Os três processos em andamento do Brasil, realizados através do Projeto Brazilian Renderers, referentes à aprovação para exportação de farinhas de origem animal e para habilitação de novas unidades para carne bovina, já estão atendidos por esta nova regulamentação.
Alinhamento e articulação
O sucesso, até aqui, da habilitação do setor para mais este mercado é consequência direta da atuação de diversas frentes de trabalho. Além do Brazilian Renderers, promovido através de convênio entre ABRA e Apex-Brasil, e empresas participantes do projeto, a Divisão de Auditorias Internacionais (DIAI) do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também tem sido peça importante na articulação do processo com as autoridades da Indonésia.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a Apex-Brasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal – farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com
Sobre a ABRA
A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: portal.apexbrasil.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
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